Bem vindo ao nosso Blog!!! É um grande prazer recebê-lo aqui neste nosso espaço, através do qual você ficará por dentro de informações sobre o que acontece em nossa unidade escolar, como eventos realizados, projetos desenvolvidos, comemorações, notícia da escola e do mundo. Aproveite!



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Educação além dos muros da escola.




Para ampliar os conhecimentos dos educandos a escola promoveu passeios pedagógicos como o Teatro onde assistiram as peças "Romeu e Julieta" e "Peter Pan" e foram ao Museu Antropológico da UFG conferir de perto os acervos que testemunham a cultura popular pré colonial e colonial dos habitantes que transitaram pela região Centro-Oeste.


APRENDENDO ATRAVÉS DA ARTE


A professora Maria José M.Romeiro, trabalhou a arte como uma proposta de superação, autonomia e também terapia ocupacional com os alunos do 2º ano C. “Este foi, a meu ver, um desafio do processo de aquisição da arte rumo à construção de mecanismos de trabalho com prática pedagógica concreta, articulada e com a perspectiva de transformação social”, argumentou a professora.
A elaboração desta oficina de pintura com os educandos teve como objetivo, refletir e resgatar o exercício efetivo da arte no currículo escolar com vistas à política de inclusão de todos os alunos dentro das propostas de conteúdos habitualmente trabalhados na arte interligando-os ao artesanato como uma terapia que engloba a coordenação motora, o cognitivo, associada à formação social, cultural e intelectual do educando.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS



No dia 08 de outubro foi comemorado com grande entusiasmo, a festa do dia das crianças na Escola Ari Caetano da Costa. Prestigiada pelos alunos e funcionários da escola, com inúmeras brincadeiras, pula-pula, algodão doce, sorvete, bolos e outros detalhes que fizeram a alegria da criançada.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PROJETO RAÍZES





Um dos grandes destaque desse ano foi o Projeto Raízes que teve como principais objetivos: levar os alunos a conhecerem as suas origens, bem como divulgar, valorizar e respeitar a cultura brasileira através de exposição dos livros de literatura de Cordel, confeccionados pelos alunos, apresentação de karatê, exibição de filmes, músicas, poesias, danças regionais, mostra de trabalhos confeccionados pelos alunos, comidas típicas, etc.

UM MUNDO MELHOR COMEÇA EM NÓS


Um sábio chinês chamado Confúcio disse há cerca de 5 mil anos, que se alguém quisesse mudar o mundo teria de começar por si próprio. Pensando nisso, a EMACC trabalhou com os alunos temas voltados para o “Meio ambiente”. Durante a realização desse projeto, os alunos dos 4os anos A e B, assistiram a uma palestra ministrada pela SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e realizaram oficinas de reciclagem de papel, reaproveitamento de óleo de cozinha e confecção de objetos com materiais recicláveis.

Também foram convidados, pelos alunos do 4º A, o Vereador Helio Bom Sucesso, o presidente do bairro Cidade Vera Cruz (Juscelino), a Coordenadora pedagógica Luciana Ribas e a diretora Elaine Dias para a realização de uma mesa de debates onde os presentes tiveram a oportundiade de responder aos questionamentos dos educandos sobre a participação da comunidade escolar e local na tomada de decisões. Já a turma da professora Valdete, 4º ano C, criou uma poesia coletiva, mostrando que aprenderam bem a lição de como cuidar do meio ambiente. Confira ao lado!!

Para encerrar esse importante projeto, no dia 27 de outubro, foi realizado um show com a Banda Sons da Natureza.

E você, está fazendo a sua parte em defesa do Planeta?

O NATAL ESTÁ CHEGANDO!


O aluno Felipe Martins de Jesus, do 4º D, nos deixou uma linda mensagem de Natal!


POR UM MUNDO DE PAZ


Acompanhando os noticiários e observando o cotidiano, os alunos do 5º ano C, perceberam que a violência tem aumentado ultimamente e decidiram escrever mensagens de PAZ para compartilhar com os colegas.
Veja uma das mensagens produzida pela aluna Érica Aiala Oliveira da Conceição

“Paz é ter harmonia, viver sem guerras, respeitar os mais velhos, sem violência, dirigir com respeito, ter a consciência limpa antes de fazer bobagens, não ter racismo, não beber bebidas alcoólicas.
Seria muito bom, mas muitas pessoas não concordam com isso, porque acham que o mundo não precisa ser assim!”


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bullying – Brincadeira sem graça.


A Professora Valdivânia trabalhou com sua turma do 4º ano E, um assunto bastante divulgado pela mídia e que acontece o tempo todo em nossas escolas brasileiras: Bullying.
Veja o texto que a aluna Aline da Conceição produziu:
“Quase todo mundo tem preconceito, mas Bullying é ainda pior, porque a pessoa bate, xinga, magoa e diz que está apenas brincando. As vezes ouço histórias de que as pessoas até matam ou se matam em consequências de brincadeiras sem graça. Eu acho que o Bullying não deveria acontecer, principalmente nas escolas. As pessoas que fazem isso são muito malvadas e acham que são os donos do mundo, porque todos tem medo deles.
Quando o Bullying começou eram apenas xingamentos, hoje, vão mais além, se isso acontecer comigo, situação que não quero nem pensar, eu denunciaria essa pessoa porque brincadeiras de mal gosto (bullying) é uma coisa que não se faz, mas, cada dia que penso nisso, penso também que deveria fazer alguma coisa para ajudar pessoas que sofrem com situações assim, e ajudar a punir àqueles que agem com tamanha maldade.
Se eu fosse diretora de alguma escola, eu tomaria uma atitude, cada vez que ouvisse alguma denúncia sobre isso, chamaria os pais e pediria que eles conversassem com os filhos e lhes explicassem o valor que tem a vida e que isso não se faz com um colega. Deixo essa dica: pais conversem com seus filhos, porque Bullying é uma coisa séria. Não é brincadeira!”

HALLOWEEN



No dia 31 de outubro a turma do 5º ano B organizou um evento pra lá de diferente!
A aula sobre a diversidade cultural e a influência dos povos no Brasil foi regado por um clima divertido e muito pedagógico!!!!

AEE - Atendimento Educacional Especializado


A escola conta com um atendimento especializado para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) cujo objetivo maior é assegurar a esses alunos melhores condições de frequentar a escola comum.
“O AEE propicia às crianças um atendimento específico, trabalhando as limitações que a deficiência (visual, auditiva, física ou intelectual) impõem a elas tanto na escola quanto na sociedade. Não é aula de reforço mas um atendimento diferenciado da sala de aula”, explica Auricelane Sodré, professora do AEE. Para não prejudicar os alunos nas aulas curriculares, esse atendimento é realizado no contraturno, tendo um vasto material didático, além de computadores conectados à internet e softwares especiais.
Parabéns aos alunos que se destacaram na 2ª fase das OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA - OBMEP/2011

Programa "MAIS EDUCAÇÃO"

Implantado esse ano na escola, o programa Mais Educação, tem como objetivo principal ajudar os educandos que estão em defasagem série/idade, com índice de evasão e/ou repetência e também em situação de risco, sem assistência e com vulnerabilidade social.
O Programa atende cerca de 150 alunos nos períodos matutino e vespertino, oferecendo a esses participantes acompanhamento pedagógico em matemática e letramento, karatê, futebol e noções de horta comunitária.

Nossa Equipe


“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” - Henry Ford

A escola conta com um excelente quadro de professores atualizados, com formação superior, dedicados à missão de ensinar com responsabilidade e competência.

O Prefeito inaugura a reforma e ampliação da EMACC.


No dia 22 de junho o Prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, entregou a reforma e ampliação da nossa escola. Além da comunidade escolar, a solenidade contou também, com a presença do Secretário de Educação Domingos Pereira, do Vereador Elio Bom Sucesso e demais autoridades. A reforma e ampliação da escola foi um pedido do Vereador Elio Bom Sucesso, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade local, que tanto sofriam com a problemática da extensão.
Foram construídas cinco salas de aula, um banheiro adaptado para alunos com necessidades especiais, uma sala de Atendimento Educacional Especializado, sala para funcionários e coberturas ligando os pavilhões.