Bem vindo ao nosso Blog!!! É um grande prazer recebê-lo aqui neste nosso espaço, através do qual você ficará por dentro de informações sobre o que acontece em nossa unidade escolar, como eventos realizados, projetos desenvolvidos, comemorações, notícia da escola e do mundo. Aproveite!



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Visita ao Memorial do Cerrado

A escola municipal Ari Caetano da Costa, preocupada em proporcionar aos educandos condições de conhecerem um pouco da história da formação da humanidade e de Goiás, visando construir um ser humano mais consciente de suas raízes, promoveu uma visita ao Memorial do Cerrado em Goiânia com os alunos do Ensino Fundamental (2ª fase) do período matutino. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil. Reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade.
    


.

DIA DAS MÃES

          Sabemos que a comemoração do Dia das Mães na escola, atualmente, deve ser tratado com muita cautela, pois muitas crianças trazem situações delicadas em relação às mães, como separações, doença e até morte. "É importante não colocar essas crianças em uma situação que possa entristecê-las", afirma a diretora da escola.
          
          A escola trabalhou com as crianças, durante a semana toda, o significado desse dia, mostrando a elas que as mães são importantes sempre, e não apenas nessa data específica, que atualmente está muito ligada ao comércio.

          E para ajudar a refletir sobre a valorização da família, especialmente da mãe, a diretora ofereceu um pequeno evento aos funcionários e as mães dos alunos da escola.


           A professora Lúcia arrancou lágrimas de emoção das mães que estiveram ali presente, com a música "Mãe" (Rick e Renner) em Libras.














          Os alunos do Mais Educação também marcaram presença nesse dia tão especial!






          Ficou tão bonito a apresentação da turma do 3º ano (vespertino), professora Carmem, que tiveram que repetir a dose!














Para fechar a festividade houve o teatro de fantoches com a professora Auricelane Sodré (AEE) e a interprete Thaysa.



FESTA JUNINA

          O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. Essa tradição é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
      
          Na escola municipal Ari Caetano a festa aconteceu em um sábado no final da tarde e, para não sobrecarregar ninguém, os funcionárias foram divididos em períodos (matutino, efeite/organização e vespertino,  execução da festa) Toda a equipe participou e trabalhou efetivamente.

Obrigada a todos que compareceram!!!!


           Aproveitamos a festa junina como um bom momento para oferecer novas aprendizagens aos alunos e trazer as famílias para dentro da escola e para não esbarrar em questões religiosas (no Catolicismo, as festas juninas são celebrações dos dias de Santo Antônio, São Pedro e São João), focamos nas manifestações culturais: dança e pratos típicos da região.
        


Painel confeccionado pela professora Lane Sodré (AEE).













 


As barraquinhas foram montadas dentro das salas de aula, com a ajuda da comunidade escolar.















          Para marcar esse dia festivo a Diretora Elaine Dias mandou confeccionar  lembrancinhas  para os pais que compareceram.



Pena que as lembrancinhas não foram suficientes!!
        













Lembrancinhas "Os caipiras" (lata de leite ninho e EVA).







           As coreografias foram elaboradas e ensaiadas pelas próprias professoras e acreditamos que essas danças foram importantes não só para a socialização desses alunos como também para desenvolver a noção espacial e a rítmica (respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical).


          E quem disse que surdo não dança?????  

          A intérprete Thaysa e o aluno Victor (surdo) capricharam no visual.







 

"Alô galera do Ari vamos mostrar pra essa gente bonita que o que importa é se divertir!!!"


No clima do rodeio a professora (vespertino) apresentou dança country com as turmas.



"Dança da Peneira" com as professoras Lilia e Sueli dos primeiros anos (matutino).















A professora Maria José (vespertino) se divertiu com sua turma na Dança do Vira.







No embalo do "Estúpido Cupido" a turma da professora Leticia, caprichou no visual e na dança da década de 60!











É isso aí professoras, parabéns pelo empenho e criatividade!